Atualmente sites, páginas e até mesmo perfis em redes sociais são ferramentas poderosas para o marketing digital, sendo possível pagar uma certa quantia para atrair visitantes para as suas páginas.
Um exemplo que você com certeza já se deparou é um anúncio no Google. Nesse caso, você escolhe uma palavra-chave relevante para o seu negócio e, quando pessoas pesquisarem por ela, a sua página aparece primeiro. Dê uma olhada nessa imagem:
Aqui, você pode notar que logo no primeiro resultado há um símbolo que identifica que este é um resultado patrocinado. No Google, os 4 primeiros resultados de cada pesquisa sempre são anúncios patrocinados.
Essas ferramentas normalmente trabalham com “lances” no sentido de leilão, com isso é analisada a relevância dos resultados e o lance dado para os anúncios.
Muitas pessoas ainda ficam em dúvida a respeito do tráfego pago, pois acreditam que apenas o tráfego orgânico é suficiente. Porém o tráfego pago apresenta diversas vantagens que apresentaremos abaixo:
O investimento em anúncios pagos aumenta a visibilidade do negócio rapidamente, melhorando o reconhecimento de marca. Depois do primeiro impacto, é possível trabalhar o público que já foi alcançado com essas campanhas e transformá-lo em clientes.
Talvez você não tenha verba para investir constantemente em links pagos, mas é possível fazê-lo de forma pontual. As divulgações específicas são uma oportunidade interessante e geram um bom retorno. Alguns momentos interessantes são o lançamento de um novo produto, uma promoção diferenciada, campanhas de Natal, entre outras possibilidades.
A utilização de links pagos também ajuda a melhorar a taxa de conversão, impactando leads que estão na última fase do funil de vendas. Quando determinado usuário faz uma pesquisa específica na internet, ele já detectou sua necessidade e está procurando uma solução.
Se a escolha dos termos e das palavras-chave for correta, você consegue ampliar as conversões, entregando o conteúdo e a solução certa no momento ideal.
Para levar tráfego pago para o seu site você pode usar diferentes fontes. Confira as mais importantes:
Utilizando a ferramenta Google ADS, os anúncios aparecem nos mecanismos de busca do Google e demais parceiros. É o caso da imagem que ilustramos lá em cima no nosso artigo.
Na segmentação utilizando o Google ADS, você pode selecionar em quais dispositivos você deseja que as pessoas vejam os anúncios, quais localidades, gênero e faixa etária dos usuários, interesses e muito mais. Assim, você garante que irá atingir um tráfego que realmente seja qualificado para o seu negócio.
A ferramenta ainda possibilita que você faça testes A/B para avaliar quais métodos de publicidade são mais apropriados e efetivos para sua estratégia.
Hoje, o Facebook é uma poderosa ferramenta de marketing para empresas. Por isso, anunciar nesta plataforma é uma excelente forma de trazer clientes para seu empreendimento e, claro, trazer visibilidade para sua marca.
Assim como no Google ADS, é possível trabalhar com uma segmentação minuciosa de audiência para atingir exatamente o perfil de pessoas que você deseja.
Hoje em dia, os vídeos online já representam grande parte do tráfego online e, além disso, são poderosas ferramentas de atração e encantamento para o marketing digital.
O YouTube Ads é uma excelente forma de promover vídeos na plataforma e utilizar disso como isca de público para realizar determinada ação, no qual você pode vender seus produtos ou serviços.
Dentro da ferramenta Instagram Para Empresas, existe o Instagram Ads, análogo ao Facebook Ads. Nessa ferramenta é possível realizar anúncios dentro do Instagram, tanto por meio de fotos quanto por meio de vídeos, no feed ou até mesmo nos stories!
E acredite, o Instagram cresce de maneira acelerada e em um ritmo maior do que o próprio Facebook.
Tem um negócio B2B? A melhor saída é anunciar no LinkedIn Ads, a plataforma de anúncios da rede social voltada aos negócios.
Com diferentes formatos de anúncios dentro do LinkedIn, o LinkedIn Ads oferece possibilidades para anunciar na timeline (Sponsored Content), na barra lateral (Text Ads) ou como mensagem na caixa de entrada (Sponsored InMail). E a segmentação pode ser feita por função, título, nível de experiência, indústria, tamanho de empresa e muito mais.
Tem um negócio B2B? A melhor saída é anunciar no LinkedIn Ads, a plataforma de anúncios da rede social voltada aos negócios.
E, claro, diversas redes sociais e portais já estão investindo em ferramentas de anúncios, sendo possível encontrar diversas outras fontes de tráfego pago. Alguns exemplos são: Bing Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads, entre outras.
Agora, você já sabe o que é, como funciona o tráfego pago e as principais fontes de tráfego. Para deixar você ainda mais afiado sobre como fazer tráfego pago, aqui vai uma dica extra: lembre-se que cada fonte de tráfego é única. Anunciar no Facebook é bem diferente de anunciar no LinkedIn. E os interesses das pessoas que navegam por esses canais também variam.
Então, quanto melhor estudar seu público e como interagem com essas fontes, mais assertivo será seu anúncio e maior o tráfego pago conquistado.
Sabemos que com o conteúdo desse artigo, você passou a enxergar este tema de uma forma diferente. Mas que tal potencializar ainda mais seus resultados de sua empresa? Conosco isso será possível! Clique no botão abaixo e veja como!
Advogado, estrategista digital, copywriter, especialista em tráfego pago e lançamentos digitais.
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