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Persona: o que é e passo a passo para criar a sua

Com uma persona bem definida, você consegue direcionar suas estratégias de marketing de forma eficaz, facilitando no processo de venda. Veja como cria-la!

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O que é persona?

Persona se trata de um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Ela é criada com base em dados e características de clientes reais.

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de uma marca ou empresa e a criação da persona leva em conta dados geográficos e características de clientes reais.

Atualmente no mundo Digital e com o Inbound Marketing (marketing de atração) ter uma persona definida é um grande passo para o planejamento de estratégias focadas no consumidor final.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Público-Alvo é a definição de um segmento de pessoas com características em comum, ou seja, é uma definição mais genérica dos consumidores, enquanto a Persona cria uma identidade bem definida do personagem fictício.

Um exemplo do que seria um público-alvo:

Estudantes universitários, entre 18 a 24 anos, moradores do estado de São Paulo, com renda familiar entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00.

Um exemplo de Persona:

João, estudante de direito, 22 anos, mora em São José dos Campos-SP, renda familiar de R$ 5.000,00, está em fase de transição para o mercado de trabalho, tem os desejos x, gosta de fazer y coisa no seu tempo livre, etc.

Em uma estratégia a utilização tanto da persona quanto do público alvo pode ser uma poderosa ferramenta, visto que o público-alvo pressupõe uma mira que a marca deseja apenas atingir e a persona considera que há uma pessoa do outro lado, com quem a marca deseja interagir.

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Tipos de persona

Existem diferentes tipos de persona e saber cada uma delas é crucial para a estratégia de comunicação de qualquer empresa.

Buyer Persona

Esse é o exemplo principal dentro deste universo. Como o nome já indica a buyer persona se trata de um perfil fictício que representa o seu comprador ideal. Com ela é possível entender o comportamento de compra e definir estratégias de marketing direcionadas para o consumidor final.

Audience Persona

A audience persona representa quem visita as suas páginas nas redes sociais e lê e interage com as suas publicações (artigos em blogs, posts em redes sociais, vídeos, etc). A audience persona é um grande aliado para quem busca criar nos consumidores Brand Awareness (consciência sobre a sua marca).

Proto Persona

A proto persona é a versão inicial da persona. Normalmente ela é criada após um brainstorming, avaliando quais são as principais características dos clientes de uma empresa. Com esse direcionamento inicial, depois fica mais fácil criar um perfil completo de persona.

Brand Persona

A brand persona tem como objetivo humanizar a marca, criando um perfil que represente os valores e a visão da empresa, um clássico exemplo é a assistente virtual do Magazine e Luiza.

Para que serve uma persona?

Tendo uma persona bem definida fará que você aprofunde os conhecimentos sobre o seu público-alvo e com isso fica fácil de saber como o seu produto ou serviço vai encaixar na vida dos seus consumidores.

E com isso, você pode definir os canais de comunicação mais apropriados e as estratégias de marketing de conteúdo que você vai utilizar, adaptando para a linguagem da persona.

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Como criar a sua persona?

Para construir a sua persona é necessário que você:

1 – Colete os dados de Clientes

2 – Realize perguntas a esses clientes

3 – Analise os dados coletados

4 – Estruture a persona

5- Compartilhe a persona com a sua equipe

Mas quais dados devem ser coletados?

Basicamente você vai precisa coletas as informações demográficas, pessoais e profissionais, consumo de conteúdo e hábito de compra.

Algumas perguntas que você pode fazer para coletar os dados são as seguintes:

Demográfica

Qual seu gênero? Idade? Cidade? Escolaridade?

(Se for B2B) Qual é o seu cargo? Segmento da empresa? Tamanho da empresa?

Pessoal / Profissional

Como é sua rotina?

Quais são suas principais responsabilidades?

Quais são seus principais objetivos e obstáculos pra atingi-los?

(Se for B2B) O que você faz no seu trabalho? Quais são seus maiores desafios?

Consumo de conteúdo

Quais redes sociais você usa?

Como você se mantém informado?

Como você aprende novas habilidades?

Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?

Hábitos de compra

Quais marcas você costuma usar?

Como você se informa sobre marcas e produtos? Onde costuma comprar?

Em quais canais você prefere interagir com marcas?

(Se for B2B) Quais marcas a sua empresa usa? Como é o processo de compra?

Relação com a empresa

O que te levou a procurar as soluções da empresa x?

Como a empresa x te ajuda a solucionar seus desafios?

Qual a maior qualidade da empresa x?

Coletando todos esses dados o próximo passo vai ser analisa-los e identificar padrões de resposta, normalmente esses padrões representam características, problemas, desafios e dúvidas comuns entre os seus clientes. A partir disso é só você sintetizar esses dados com as características e dar vida a sua persona, sempre pensando nela como um ser humano de verdade.

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Conclusão

Agora que você já sabe o que é persona e como criar uma persona da maneira correta, coloque em prática e com isso se aproxime ainda mais do seu cliente ideal e passe a usar isso ao seu favor com estratégias de marketing direcionadas para aumentar o seu faturamento.

Aumente seus resultados!

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Igor Herrera

Igor Herrera

Advogado, estrategista digital, copywriter, especialista em tráfego pago e lançamentos digitais.