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Como fazer um bom SEO local para varejistas?

O SEO local pode aproximar os varejistas de seu público-alvo, criando uma conexão que influencia diretamente a decisão de compra. Veja como colocar essa estratégia em prática no seu negócio!

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Como o SEO pode ajudar as varejistas locais?

O SEO local pode aproximar os varejistas de seu público-alvo, criando uma conexão que influencia diretamente a decisão de compra. O SEO local é uma série de estratégias de otimização de páginas da web que destacam um negócio nas pesquisas locais. Assim, uma empresa local pode se tornar a primeira opção em sua região.

Para varejistas como você, o SEO local pode aumentar as vendas de produtos online e compras físicas em uma cidade, região ou até mesmo em um bairro específico.

Como o SEO local difere do SEO tradicional para lojas físicas?

O SEO tradicional pode chegar a qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo, desde que ele faça uma busca online. Ele ajuda a destacar uma empresa em pesquisas locais, visando especificamente o público localizado próximo a essa empresa e as áreas que ela atende.

Você atrairá mais consumidores que são parte do seu público-alvo ao usar as palavras-chave, frases e intenções certas, que são personalizadas para alcançar mais pessoas em sua área local.

Cerca de 46% de todas as pesquisas do Google vêm de usuários que buscam informações locais. Essas pesquisas locais geralmente são para produtos, serviços ou empresas em uma área específica. Na maioria das vezes, essa pesquisa local ocorre em um momento mais próximo da conversão, já que costuma corresponder ao fundo do funil.

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Como construir uma estratégia de varejo de SEO local?

Uma estratégia de SEO local tem diversos aspectos. Mas, provavelmente, você vai se concentrar nestas áreas:

Fase 1 — Tenha clareza sobre o local de destino

O primeiro passo para estruturar sua estratégia de conteúdo com SEO local é ter clareza sobre qual área deve ser impactada. 76% das pesquisas do tipo “perto de mim” resultam em uma visita à loja física.

Como seu objetivo é que sua empresa apareça em uma pesquisa “perto de mim”, a localização do seu negócio precisa de atenção especial.

Faça uma relação dos locais onde sua empresa entrega:

É na cidade inteira? Um conjunto de cidades? Apenas alguns bairros? Quais são eles?

Use essa lista nas próximas etapas.

Fase 2 — Mapeie os produtos que você vende

O próximo passo é mapear todos os itens que sua loja oferece. Se você é um e-commerce, já deve ter uma lista com todos os produtos e suas respectivas páginas. Então, pode seguir para a próxima etapa.

Agora, caso tenha uma loja física, seu próximo passo é transferir os itens do seu catálogo de vendas para uma planilha e identificar as categorias seguindo estas etapas:

  1. A) Entenda como seu público pode querer agrupar e comprar itens;
  2. B) Compreenda como seus produtos se encaixam em grupos relacionados, como “óculos de natação” ou “roupas de banho”;
  3. C) Classifique seus produtos em categorias que você cria a partir desses grupos relacionados.

Vamos imaginar que você tem uma empresa física de suprimentos de artigos esportivos para praia e piscina. Como não planeja vender produtos online, não seria apropriado criar uma página para cada produto, pois os consumidores farão suas compras em um estabelecimento físico. Em vez disso, você deve criar uma página apenas para as categorias, como “maiôs” ou “toucas”, e exibir seus produtos agrupados nessas páginas de categoria.

Fase 3 — Crie páginas que atendam à intenção de pesquisa “localização + produto”

Depois de compilar todas as suas páginas de produtos ou categorias, precisará se certificar de que suas novas páginas contenham as informações de localização. Você pode fazer isso facilmente usando a fórmula “localização + produto” e adicionando a frase resultante à sua página.

Vale lembrar que:

Os e-commerces devem criar ou atualizar suas páginas específicas de produtos individuais;

As lojas físicas, preferencialmente, devem desenvolver páginas abrangentes de categorias de produtos (maiôs, toucas, etc.), descrevendo os itens desse grupo.

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Fase 4 — Realize otimizações locais na página

Agora, é hora de aplicar o SEO na página. Assim como nas estratégias tradicionais de SEO, você deve:

– Criar títulos de SEO para todas as páginas usando o nome do produto + localização da empresa;

– Colocar a palavra-chave nas meta tags (H1, H2 etc.) ao descrever o produto ou a empresa;

– Otimizar as imagens (alt text, nome do arquivo etc.) considerando as palavras-chave;

– Escrever pelo menos 300 palavras em cada página, explorando essas principais expressões naturalmente ao longo de todo o conteúdo;

– Desenvolver meta descriptions que prendam a atenção do usuário e reforcem a localização do negócio.

No fim das contas, a diferença essencial entre SEO local e estratégias tradicionais de SEO é a intenção de pesquisa baseada em localização, em que os usuários consideram locais físicos para fazer uma compra.

Fase 5 — Otimize todo o seu site

É hora de atualizar o restante do seu site. Para ajudar os rastreadores do Google a entender a localização de suas páginas, você deve:

– Inserir um widget do Google Maps no rodapé com a localização da sua empresa. Se você vende apenas online, use o endereço da sua sede;

– Criar uma página descrevendo cada loja e sua localização;

– Usar termos relacionados à localização nas meta tags da página inicial sempre que possível;

– Desenvolver um blog com dicas relacionadas a produtos e localização.

Fase 6 — Não se esqueça de usar o perfil da empresa do Google

Apesar de não ser uma verdadeira parte do seu site, os perfis da empresa do Google são 100% integrados ao seu domínio. Eles são usados para gerar tráfego em negócios que operam fisicamente.

Mantenha seu perfil da empresa do Google atualizado para com as seguintes informações para pesquisas locais:

  1. horários de funcionamento;
  2. fotos da loja;
  3. endereço;
  4. telefone(s) de contato;
  5. link(s) do site;
  6. respostas aos comentários e avaliações.
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Conclusão

Agora que você terminou esse artigo é bem provável que você consiga alavancar o seu negócio através do SEO Local com as estratégias passadas aqui.

Não vai dar mole e deixar de aplicar essas dicas, heim! Para mais conteúdos de valor como esse, veja os nossos outros artigos!

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Bruno Quintas

Estrategista digital, copywriter, designer, especialista em Facebook Ads e desenvolvedor.