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Copywriting: o que é e quais os seus fundamentos?

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de marketing e vendas, veja como usá-la para causar um interesse genuíno das pessoas em seu produto ou serviço.

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Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como por exemplo conteúdos de e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas.

Sendo a CTA ou Call to Action (Chamada para ação) um dos principais elementos de uma copy, visto que ao longo de toda a jornada do cliente é necessário que o leitor da copy faça alguma ação ao final como por exemplo: entrar na sua lista de e-mail, efetuar uma compra, te mandar uma mensagem etc.

Qual a diferença entre copywriting e redação publicitária?

Paul Hollingshead, um dos fundadores da AWAI, uma das maiores associações de copywriters e redatores do mundo, diferencia as duas áreas da seguinte forma:

“O Copywriting traz um forte CTA, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a redação publicitária trata-se de um ‘anúncio de venda suave’.”

Basicamente o processo de vendas que envolve o copywriting se estende de modo mais persuasivo enquanto a redação publicitária é um instrumento mais voltado para vendas diretas.

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A relação entre o Marketing de Conteúdo e o Copywriting

Quando falamos em marketing de conteúdo, inclusive no artigo do nosso blog a respeito desse tema, abordamos principalmente a importância do conteúdo de valor para o público-alvo, pensando a longo prazo para aumentar o nível de consciência dele a respeito do seu produto ou serviço e com isso chegar no processo de vendas.

É aí que entra a relação direta do Marketing de Conteúdo com a copy, isso porque o copywriter nem sempre tem como objetivo realizar uma venda imediatamente, mas sim, estender a experiência do consumidor em um processo popularmente conhecido como funil de vendas.

Se quiser aprender mais sobre Marketing de Conteúdo, temos um artigo completo sobre o tema! Veja abaixo:

O que é Marketing de Conteúdo?

Como elaborar uma boa estratégia de Copywriting?

Quando falamos em copywriting logo pensamos em escrever bem, porém isso não é o suficiente se o objetivo for transformar aquela pessoa que está vendo a sua copy em um cliente.

No meio do Marketing Digital existem 3 mandamentos básicos que devem ser respeitos para a produção de qualquer conteúdo, são eles:

– Inspirar o leitor;

– Criar um relacionamento com a sua marca;

– Motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Além disso é necessário levar em conta alguns outros elementos, como: pesquisa e dedicação para produzir o melhor conteúdo possível; estabelecer objetivos e um trajeto para o cliente dentro do funil de vendas; garantir que o seu conteúdo seja único, com informações inéditas e relevantes para o seu público-alvo; acompanhar de perto as suas métricas e observe se os seus conteúdos estão tendo bons resultados; entre outros.

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Principais técnicas de Copywriting

Para uma estratégia de copywriting ser bem-sucedida é necessário a utilização de algumas técnicas que a seguir listaremos as principais:

Saiba quem é o seu público-alvo

Saber para quem você está escrevendo é crucial você fazer uma copy de qualidade. Para isso é importante definir idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies e qualquer outro tipo de informação que seja relevante para entender o perfil e o comportamento dessas pessoas.

Com todos esses dados é possível escrever um texto específico para esses potenciais clientes, com uma abordagem que seja similar a deles, aumentando com isso a possibilidade de conversões.

Estabelece o tom e a linguagem certa

Assim como no tópico anterior, você conhecendo para quem está escrevendo e tendo dados a respeito do perfil de comportamento fica mais fácil de você definir o tipo de comunicação com essas pessoas, tanto na questão do tipo de linguagem que você vai utilizar como também no tom utilizado.

Crie títulos (headlines) matadoras

Os títulos são os primeiros contatos que o seu leitor tem com o seu texto e também é um dos principais elementos para os motores de busca.

Os seus títulos podem começar com números, sugerir uma pergunta, apresentar um tema e em seguida fazer uma chamada, provocação, dentre outras formas. Porém, o mais importante é que ele seja direto, que deixe bem claro o assunto que você vai tratar.

Uma dica de ouro para os títulos é que ele sempre contenha a palavra-chave e não ultrapasse 60 caracteres para garantir que ele apareça no ranking de pesquisas.

Crie conexão com o leitor

Sempre que for criar um texto liste as estratégias que devem ser adotas para fazer com que o leitor sinta que aquele conteúdo foi escrito pensando nele. Com isso, você não vai apenas vender o seu produto ou serviço, mas sim mostrar para o leitor que o que você oferece é exatamente o que ele precisa.

Utilize verbos de ação

No início do artigo eu disse que o principal objetivo do copywriting é fazer com que o leitor siga uma determinada ação definida na copy. E para lembrar que isso precisa ser feito é importante a utilização de verbos no imperativo no título, nos intertítulos e nas CTA’s.

Exemplo de uma CTA:

Agora que você aprendeu sobre copywriting, baixe o nosso ebook e tire todas as suas dúvidas sobre marketing de conteúdo.

Faça comparações

As pessoas tendem a receber melhor informações que lhe são familiares. Sendo assim, sempre que possível busque resgatar algum conceito que seja familiar ao leitor e encaixe essa informação a ideia de que você quer passar. Com isso a chance de o texto entrar na mente do leitor é maior e a chance de você despertar confiança no leitor também pode aumentar.

Utilize números de pesquisas

Quando utilizamos números de pesquisas para comprovar determinadas informações a credibilidade que a informação passa é enorme. Sempre cite dados, porém não esqueça de linkar de onde você tirou essa informação.

Antecipe-se às objeções

A grande maioria dos leitores já tem diversas objeções formadas e a quebra dessa objeção vai ser um dos seus principais objetivos no copywriting.

Normalmente você consegue identificar essas objeções ao estudar a fundo o seu público e criar a sua persona (pessoa fictícia que é o seu cliente ideal). Assim, você ficará pronto para lidar qualquer questionamento do leitor.

Trabalhe a sua capacidade de persuasão

A persuasão é o principal elemento do copywriting e saber a fundo sobre esse tema vai fazer enorme diferença nos seus textos. Para isso é imprescindível conhecer alguns princípios psicológicos do ser humano para aumentar o seu poder de convencimento.

Robert Cialdini, em seu best-seller “As Armas da Persuasão”, esclarece que o comportamento humano é direcionado por algumas leis fundamentais. Confira cada uma delas a seguir:

Reciprocidade — por natureza, o ser humano tende a responder uma ação com outra ação equivalente, portanto, se deseja que um consumidor faça algo por você, será preciso entregar algo de valor para ele primeiro;

Prova social — já que as pessoas são influenciadas por outras, os depoimentos e cases de sucesso são poderosos para aumentar a credibilidade do seu conteúdo;

Afeição — visto que costumamos nos conectar com mais facilidade e profundidade com pessoas que se parecem conosco, tendemos a dar mais Atenção e respeito ao vendedor que vive ou já viveu um problema semelhante ao nosso;

Autoridade — esse princípio sugere que as pessoas costumam respeitar mais aqueles que julgam como “superiores”, não no sentido literal da palavra, mas superior em um determinado assunto, por exemplo;

Coerência — quando as pessoas se comprometem publicamente com algo, elas se sentem pressionadas psicologicamente para se comportar e entregar o resultado anunciado;

Escassez — gatilho “acionado” quando nos damos conta da possibilidade de perder algo e aguçamos nosso desejo a fim de nos livrarmos da sensação de perda.

Lembrando de sempre utilizar esses conceitos para aprimorar o seu texto, mas nunca os apresente de forma explicita.

Conte histórias

A estratégia conhecida como Storytelling tem como objetivo criar uma forte conexão com o público.

Quando falamos em comunicação entramos no ramo das histórias, sendo estas uma importante premissa da comunicação. E é através delas que fazemos com que as pessoas tenham emoções, além de fazê-las vivenciar a informação recebida através de uma boa história.

O Storytelling é uma ferramenta para você tornar a interação com o leitor mais humana, então saiba utilizá-la ao seu favor.

Faça perguntas que obterão respostas positivas

Em seus textos sempre que for fazer uma pergunta, estruture-a para que ela também seja uma afirmação. Com isso quando o leitor concordar com o que está escrito para ele vai reforçar uma verdade indiscutível sobre o assunto.

Dê ênfase ao principal tópico do texto

“Acerte o assunto de destaque uma vez. Depois, volte e bata nele novamente. Em seguida, acerte-o uma terceira vez, dando uma ‘tremenda pancada’”. (Richard Perry).

Reforçar o assunto principal em todo o texto é muito importante para o leitor sempre ficar atento ao conteúdo e para facilitar em todas as etapas da leitura ele lembrar do motivo dele estar lendo tal conteúdo. Além, é claro, que com isso fica ainda mais fácil dele tomar a ação que você espera ao chegar na conclusão.

Venda os benefícios e a experiência

Aqui eu quero começar abordando um tema que é muito comum, ainda mais quando falamos em vendas e isso é crucial para uma boa copy.

Quando vamos vender algo e listamos as características do produto, acabamos apelando para o lado racional da pessoa. Ela pode até comprar, mas pare e pense.

Se em vez de falar das características você vai e descreve os benefícios e a experiência, o que você acha que convence mais para a compra? Com toda certeza a segunda opção, né? Isso porque ao descrever benefícios e experiência, a conexão com a pessoa vai para o lado emocional, tornando o processo de compra mais natural.

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Elementos e Gatilhos importantes no Copywriting

Urgência

A procrastinação de uma decisão é algo comum e grande parte das pessoas fazem isso a não ser que a decisão a ser tomada tenha que ser feita com urgência. Por isso, uma boa copy tem que fazer com que o leitor tome uma decisão rapidamente.

Para isso é necessário utilizar algumas palavras e termos que causem a sensação de urgência no leitor. Por exemplo:

– Promoção válida apenas até domingo;

– Clique em saiba mais e mude sua empresa ainda hoje.

Conexão

Muitos leitores normalmente se sentem longe dos produtos de conteúdo e aproximar os dois lados é uma grande missão do copywriting.

Uma das grandes sacadas para gerar conexão com a sua copy é sempre mostrar que aquilo foi escrito especialmente para o leitor. Um grande exemplo é a utilização da palavra “você”.

Aliado a conteúdos de valor, o leitor deixa de ver você como uma pessoa que apenas quer vender um produto ou serviço pra ela e começa a te enxergar como um grande aliado para o sucesso dela.

Especificidade

Outro elemento do Copywriting voltado para conversão é a especificidade. Ou seja, é preciso que as chamadas do texto definam o prazo ou os próximos passos que o visitante deve dar para executar a ação. Alguns exemplos:

– Aprenda as 7 dicas para você escrever o texto perfeito!

– Conheça as 13 técnicas para otimização de texto para SEO!

– Saiba mais sobre o curso que ensina a fazer Copywriting em até 2 semanas!

Transformação

Sempre que o leitor vai até algum texto é porque algo lhe interessa. Um exemplo é você que está lendo esse artigo, provavelmente é porque você quer saber mais a respeito de copy e espera que algo mude após a leitura, não é mesmo?

Logo, os seus textos devem deixar claro desde o início a transformação que ele causará na vida de quem lê.

Exclusividade

Atualmente é normal encontrarmos na internet uma mar de conteúdo de diversas áreas. A cada ano que passa isso se torna mais comum. E como se destacar em meio a concorrência? Como não ser mais do mesmo?

Para isso busque fugir do padrão, daquilo que costumamos ver todo santo dia e que normalmente não chama a atenção dos leitores. Utilize persuasão e gatilhos mentais a seu favor e com isso é possível que você chame mais a atenção do leitor. Mostrando que aquilo é algo exclusivo e não apenas mais uma coisa como ele sempre vê todo santo dia.

De acordo com Robert Cialdini, autor do livro As Armas da Persuasão, o ser humano se comporta de acordo com seis princípios psicológicos que o leva a tomar uma decisão de forma quase automática, que são os próximos elementos.

Reciprocidade

O ser humano tem uma tendência natural a responder ações positivas com outras ações positivas. Por esse motivo grandes empresas vêm investindo cada vez mais em gerar uma alta quantidade de valor para as pessoas através de materiais ricos como ebook, manuais etc.

Dessa forma, você conquista primeiro a confiança do público para só depois vender, tornando esse processo ainda mais fácil e dinâmico.

Prova Social

Esse gatilho aponta que somos influenciados por outros em nossas tomadas de decisão, de forma que, quanto maior for o número de pessoas que aprova algo, cada vez mais pessoas ficam tentadas a fazer o mesmo. Por isso, é comum utilizarmos depoimentos e comentários de compradores.

Afeição ou Afinidade

Quando falei de conexão reforcei a importância da aproximação entre as partes e outro ponto importante é a afinidade, esse princípio reforça o quanto as pessoas tendem a se conectar mais com quem é parecido com elas, seja emocionalmente, historicamente ou por características em comum.

Autoridade

Desde pequenos somos ensinados a respeitar as autoridades e os nossos superiores. Por isso é tão importante em seus textos se posicionar como uma autoridade no assunto abordado, eis que dessa forma o leitor vai começar a te enxergar de outra forma.

Procure sempre se especializar no tema que você vai escrever e selecione boas referência para a sua redação. Dessa forma, a autoridade e a credibilidade que você vai passar será enorme.

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Dicas de livros para você aprofundar mais ainda este tema

O objetivo deste artigo era de trazer a suma sobre copywriting e trazer o desejo necessário para que você busque saber mais sobre o tema. Por esse motivo, trago aqui, uma lista com títulos em português, mas também alguns bons livros sobre copywriting e persuasão gringos, para quem deseja beber direto da fonte e sabe a língua inglesa:

  • Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano — Paulo Maccedo
  • As armas da Persuasão — Robert Cialdini
  • Confissões de um Publicitário — David Ogilvy
  • Manual da Boa Escrita: Vírgula, Crase, Palavras Compostas — Maria Tereza de Queiroz Piacentini
  • The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells — Robert W. Bly
  • So You Think You Can Write? The Definitive Guide to Successful Online Writing — Julia McCoy
  • Gabay’s Copywriting Compendium — Jonathan Gabay

Espero que tenha aproveitado esse conteúdo. Compartilhe esse conhecimento com mais pessoas!

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Sabemos que com o conteúdo desse artigo, você passou a enxergar este tema de uma forma diferente. Mas que tal potencializar ainda mais seus resultados de sua empresa? Conosco isso será possível! Clique no botão abaixo e veja como!

Bruno Quintas

Bruno Quintas

Estrategista digital, copywriter, designer, especialista em Facebook Ads e desenvolvedor.