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Saiba como fazer Marketing de Conteúdo para serviços financeiros

Cada vez mais as empresas vêm investindo em marketing de conteúdo, mas muitas de forma ineficaz. Veja como fazer inbound marketing para serviços financeiros!

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O marketing de conteúdo para serviços financeiros pode ajudar as empresas dessa área a conquistar a confiança dos consumidores. Se a maioria das pessoas não gosta de falar sobre dinheiro nem tem muito conhecimento sobre finanças, os conteúdos podem ajudar a explicar conceitos e desmistificar ideias.

O que significa fazer marketing de conteúdo para serviços financeiros?

Marketing de conteúdo para serviços financeiros é a estratégia de marketing que tem o objetivo de engajar o público e gerar mais vendas por meio de conteúdos relevantes sobre finanças.

Bancos, seguradoras, corretoras, emissores de cartão, cooperativas de crédito, fundos de investimentos e, mais recentemente, fintechs são os principais tipos de empresas do setor financeiro que podem utilizar essa estratégia.

Nessa área, o marketing de conteúdo contribui especialmente para se aproximar dos públicos ao transmitir confiança: por meio dos seus conteúdos, a empresa mostra que é autoridade naquele assunto.

Dessa forma, a marca ajuda o consumidor a aprender sobre o mercado financeiro, entender determinados conceitos e amadurecer seu conhecimento. E tudo isso ajuda a tomar melhores decisões na gestão das suas finanças e na aquisição de serviços financeiros.

Por que investir em conteúdos para serviços financeiros?

Empresas tradicionais do setor financeiro, como grandes bancos e seguradoras, sempre se posicionaram como marcas sisudas. Embora quisessem transmitir segurança, acabaram se distanciando dos consumidores.

Mas, agora, elas têm a oportunidade de humanizar sua marca e se aproximar das pessoas para falar sobre dinheiro. O marketing de conteúdo pode ajudar a desmistificar alguns conceitos e mostrar que eles podem fazer parte da vida de qualquer pessoa que queira cuidar melhor do seu dinheiro.

Portanto, investir no marketing de conteúdo para serviços financeiros é uma boa ideia não só para o seu negócio vender mais, mas também para os consumidores, que podem evoluir no cuidado com as suas finanças.

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7 tipos de conteúdos para serviços financeiros

Quer algumas ideias de conteúdos que você pode produzir? Trouxemos aqui algumas dicas e exemplos de conteúdos, que servem para diferentes etapas do funil e do relacionamento com os consumidores. Confira:

1. Explicações sobre termos e conceitos

O mercado financeiro tem alguns conceitos que podem ser difíceis de entender por pessoas leigas. Spread bancário, marcação a mercado, open banking e criptomoedas são apenas alguns termos que exigem uma explicação para iniciantes na área. Então, você pode produzir conteúdos que expliquem esses conceitos para educar as pessoas e torná-las mais familiarizadas com o mercado financeiro.

2. Conteúdos interativos

Conteúdos interativos transmitem informação e conhecimento de forma mais envolvente para o consumidor. Alguns exemplos são quizzes, calculadoras, infográficos e questionários. Em troca do uso do material, você pode solicitar os dados de contato para que a pessoa entre no funil do seu negócio.

Na área de serviços financeiros, é comum o uso de calculadoras, que ajudam as pessoas a identificar se vale a pena investir em determinado produto.

3. Lives sobre novidades e tendências do mercado

O setor financeiro é muito dinâmico. A todo momento, aparece uma notícia que movimenta o mercado ou uma oportunidade que todos querem aproveitar. Então, as empresas podem se posicionar como fontes confiáveis para se informar sobre essas novidades e tendências.

Uma boa ideia é realizar transmissões ao vivo, que podem contar com a interação do público para tirar dúvidas. Na estratégia de marketing de conteúdo, essas lives ajudam a construir autoridade e engajar consumidores no topo e no meio do funil.

4. Demonstrações de produto e tutoriais da ferramenta

Esse tipo de conteúdo pode ser usado no fundo do funil, quando os leads já estão mais maduros. Nesse momento, você pode falar mais sobre as suas soluções e como elas funcionam. Então, uma demonstração dos seus produtos pode persuadi-lo a comprar.

5. Videoaulas e cursos online

Outro tipo de conteúdo que você pode produzir são videoaulas e cursos online. Eles ajudam a transmitir ainda mais autoridade, já que a empresa se posiciona como educadora, geralmente representada por colaboradores e sócios como instrutores.

Esses conteúdos costumam servir para o meio do funil, quando o lead já demonstrou que quer aprofundar seu conhecimento. Também podem ser focados em clientes, a fim de estreitar a relação com eles e incentivá-los a aproveitar melhor seus produtos.

6. Podcasts

Podcasts são outro tipo de conteúdo que você pode produzir. Eles representam um dos formatos que mais cresceu nos últimos anos e entrou no hábito de muitos brasileiros. Por meio de programas, entrevistas e mesas redondas, você pode explorar diversos conteúdos, como conceitos do setor, novidades, tendências e dicas de finanças.

7. Guest posts

Guest posts são artigos que você publica no blog de algum parceiro que tenha um público afim com o seu, como forma de publicidade para a sua marca. Essa é uma das estratégias de SEO para gerar backlinks para o seu site, atrair um novo público e aumentar sua autoridade.

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Mas por onde começar?

Por fim, vamos dar algumas dicas essenciais para começar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso na sua empresa.

1. Defina prioridades de produção de conteúdo

Há inúmeros temas que você pode abordar sobre o mercado financeiro. Como, então, saber por onde começar?

Comece entendendo a persona e as suas principais dúvidas, que sejam relacionadas aos seus produtos ou serviços. Entenda também o seu core business e quais os principais conceitos relacionados ao seu negócio.

Além disso, você pode estruturar a produção com topic clusters. Essa estratégia define conteúdos pilares para o blog, mais completos e sobre temas centrais para o negócio (ex.: mercado de ações). Comece por eles, já que têm mais potencial de gerar tráfego.

Depois, no guarda-chuva de cada pilar, você pode produzir inúmeros conteúdos mais curtos e diretos sobre assuntos relacionados (ex.: como investir em ações com pouco dinheiro). Dessa forma, você organiza a produção e cria uma lógica que faz sentido para o leitor e para o Google.

2. Descomplique a linguagem financeira

Os conteúdos para serviços financeiros devem ser acessíveis. A maioria das pessoas é leiga na área e não tem conhecimento aprofundado, especialmente devido ao tabu de falar sobre dinheiro e finanças.

Então, descomplique a linguagem financeira. Utilize temos, conceitos e exemplos que se aproximam do dia a dia das pessoas. Dessa forma, você consegue criar mais intimidade com as pessoas e despertar sua confiança.

3. Crie conteúdos que ajudem a persona

Sempre que for planejar um conteúdo, pense: como isso ajuda a minha persona? Isso é relevante para ela? É uma dúvida que ela quer e precisa resolver?

Os conteúdos de maior sucesso são aqueles que respondem dúvidas importantes. Esses conteúdos são mais procurados no Google e, se realmente ajudam a persona, criam laços entre o público e a marca. Assim, as pessoas se sentem mais seguras para adquirir produtos e serviços financeiros.

4. Divulgue os conteúdos em outros canais

Aproveite seus outros canais digitais para promover os conteúdos. Um post do blog, por exemplo, pode ser usado no email marketing para levar os assinantes até lá. Um vídeo no YouTube pode ser incorporado em um post de blog para levar os leitores até o seu canal.

Dessa forma, você faz o seu público circular entre seus canais, conhecer novos conteúdos e aumentar o engajamento da sua marca.

5. Fique de olho nas métricas

Quer potencializar ainda mais o marketing de conteúdo dos seus serviços financeiros? Então, fique de olho nas métricas e identifique em que pontos é possível melhorar.

Se um conteúdo teve bastante sucesso, vale a pena analisar o que causou isso. Se outro conteúdo não foi bem sucedido, identifique quais falhas podem ser corrigidas nas próximas produções.

Mas tenha paciência: o marketing de conteúdo pode levar tempo para dar resultado. Você precisa de bastante tráfego para gerar os primeiros leads e vendas e se consolidar como autoridade.

Além disso, lembre-se de que você está tentando mudar a relação das pessoas com o dinheiro, o que também pode levar tempo. Mas você tem uma ferramenta em mãos que pode transformar essa cultura. Então, invista no marketing de conteúdo para serviços financeiros com responsabilidade e contribua para melhorar a vida das pessoas.

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Conclusão

Cada vez mais as empresas de serviços financeiros vêm investindo mais em marketing de conteúdo. Um grade exemplo é o Nubank e o banco Inter que diversifica muito os seus conteúdos, assim como o grupo XP. Em um cenário brasileiro na qual o grau de educação financeira é baixo, o marketing de conteúdo de serviços financeiros é um ótimo aliado para gerar confiança e conseguir novos clientes.

Aumente seus resultados!

Sabemos que com o conteúdo desse artigo você passou a enxergar este tema de uma forma diferente. Mas que tal potencializar ainda mais seus resultados de sua empresa? Conosco isso será possível! Clique no botão abaixo e veja como!

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Igor Herrera

Advogado, estrategista digital, copywriter, especialista em tráfego pago e lançamentos digitais.