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O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais). Este é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

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O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas normalmente no momento que ele mais precisa. Ele atende à intenção de busca do usuário e transforma o processo de compra em algo natural.

Ao consumir a informação produzida pela marca, o consumidor pode descobrir desejos ou dores que julgava inexistentes. E, assim, depositar sua confiança nela. Com isso, ele naturalmente passa a se interessar pelos conteúdos que ela oferece e a ver a empresa como autoridade e referência nos assuntos que aborda.

Então, sempre que precisa, volta aos seus conteúdos para obter mais esclarecimento e conferir suas novidades. Ao sentir necessidade de compra, opta por ela que já está “no radar” como uma marca de confiança.

Estratégias de Marketing de Conteúdo

A estratégia de Marketing de Conteúdo tem como objetivo levantar e documentar todos os pontos necessários antes de colocar a mão na massa. Basicamente, ela é dividida em cinco etapas:

  1. Planejamento: nesta primeira etapa, o plano deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas;
  2. Elaboração da persona: a partir do momento em que você desenvolve a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido uma vez que você sabe a quem direcioná-los;
  3. Criação de conteúdo: os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, desde que sejam pertinentes ao seu público (por exemplo: blog posts, ebook, email, vídeo etc.);
  4. Distribuição: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a persona se encontra como redes sociais e listas de email;
  5. Mensuração de resultados: para ter certeza de que as ações estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.
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Principais benefícios do Marketing de Conteúdo:

Aumenta o tráfego do seu site ou rede social

Produzir conteúdo relevante é a melhor estratégia para encurtar o caminho entre o consumidor e a sua empresa.

Afinal, quando o Consumidor entra em um link de um artigo em um blog, em um vídeo ou interage com o seu post nas redes sociais é porque aquilo realmente interessou ele. Concorda?

Então, quanto melhor a estratégia de marketing de conteúdo atender às necessidades e à intenção de busca do consumidor, maiores as chances de gerar tráfego orgânico para você.

Reconhecimento de marca

Quanto mais comum forem os seus conteúdos para as pessoas, maior serão as chances de essas pessoas comprarem os seus produtos ou contratarem os seus serviços. Isso porque as pessoas possuem maior propensão a comprar marcas que lhes são familiares e que lhes agradam.

Uma pessoa que acompanha os seus conteúdos frequentemente, por exemplo, vai preferir a sua marca quando precisar de um produto ou serviço. Afinal de contas, ele já te conhece e você o ajudou diversas vezes com o seu conteúdo.

Aumenta o engajamento com a marca

Mais uma grande vantagem a respeito do marketing de conteúdo é que você pode ensinar o seu público-alvo sobre os produtos que oferece. Com isso, tendo o Consumidor todas as informações sobre o seu produto ou serviço ele se sente mais seguro para comprar de você.

Educa o mercado

Quanto mais comum forem os seus conteúdos para as pessoas, maior serão as chances de essas pessoas comprarem os seus produtos ou contratarem os seus serviços. Isso porque as pessoas possuem maior propensão a comprar marcas que lhes são familiares e que lhes agradam.

Uma pessoa que acompanha os seus conteúdos frequentemente, por exemplo, vai preferir a sua marca quando precisar de um produto ou serviço. Afinal de contas, ele já te conhece e você o ajudou diversas vezes com o seu conteúdo.

Impulsiona a geração de leads

Com o uso dessa estratégia você pode oferecer conteúdos de valor como ebooks como moeda de troca para pessoas interessadas neles.

Basicamente você faz com que a pessoa preencha um formulário com informações sobre ela e em troca você oferece um material em troca. E com essas informações captadas sobre a pessoa é possível qualificar ainda mais a lead para transformá-la em um possível comprador.

Aumenta as vendas

Conforme você foi lendo as informações já passadas nesse artigo ficou evidente que a estratégia do marketing de conteúdo percorre todo o caminho do processo de compra, ajudando a guiar as leads até a tomada de decisão. O que tende a aumentar as suas vendas de modo natural.

Aumenta o LTV

LTV ou Lifetime Value é o valor que cada cliente gasta comprando os produtos ou serviços da sua empresa. Sendo assim, quanto mais direcionados forem os conteúdos oferecidos no pós-venda mais o cliente tende a comprar de você.

Reduz o custo por Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC é o custo que a sua empresa gasta para conseguir um novo cliente, envolvendo o investimento em marketing e vendas.

Com a ajuda do Marketing de Conteúdo, você pode reduzir tanto o seu CAC quanto também o processo de vendas. E como isso acontece? Com os seus conteúdos de valor você consegue atrair os clientes com menos dúvidas e mais consciente do seu produto no momento da compra.

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Tipos de conteúdos:

Topo de Funil

No topo do funil o público ainda não está buscando soluções para nenhum problema. Muitas vezes ele nem imagina ter determinado problema. Sendo assim, o objetivo dos conteúdos de topo de funil é atrair a atenção para a descoberta do problema e levar o público para o processo de vendas.

Aqui você deve criar conteúdos interessantes, que farão com que ele retorne sempre aos seus conteúdos e se familiarize com a sua marca.

Meio de Funil

Aqui no meio de funil as pessoas já descobriram que possuem problemas ou necessidades e estão em busca de informações para resolvê-las. Aqui os seus conteúdos devem focar em soluções em vez de apenas informar a lead.

Topo de Funil

O fundo de funil é a etapa da decisão, nesse ponto a lead já está propensa a comprar de você e aqui ele procura aquelas informações finais para realmente tomar ou não a decisão de compra.

Os conteúdos de fundo de funil devem ser focados na sua empresa e no seu produto ou serviço. Utilizar depoimentos e cases de clientes são uma boa estratégia para esta etapa.

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Canais de Marketing de Conteúdo

Agora que você entendeu sobre marketing de conteúdo é importante saber onde seu público-alvo está e adaptar a sua entrega de conteúdo nesses canais. Os principais canais que você pode utilizar são:

Blog

Ele é geralmente o alicerce de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, porque oferece uma gama de possibilidades, tanto em tipos de conteúdo suportados como em opções para converter os leads e gerar mais oportunidades de negócio.

Mas o maior benefício do blog para uma estratégia é que todo tráfego que você consegue para o blog é seu. Você não fica sujeito a perder toda a sua audiência com um tráfego emprestado de outra plataforma, como acontece nas redes sociais.

Redes Sociais

Hoje em dia é impossível pensar em uma estratégia de Marketing de Conteúdo que não inclua redes sociais. Isso porque os benefícios dessas plataformas são muitos — divulgação da marca, engajamento da audiência, geração de tráfego para o blog e de oportunidades para vendas etc.

Além disso, a procura por conteúdo nas redes sociais cresce a cada ano.

Youtube

O uso de vídeos em sua estratégia de Marketing de Conteúdo é uma iniciativa poderosa para aumentar a sua autoridade no mercado e educar seu público e que deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Uma das grandes vantagens do conteúdo em vídeo é que ele é de fácil consumo em vários tipos de dispositivos, como celulares, tablets etc. Além disso, esse formato possui uma alta percepção de valor por quem assiste, ao passo que é mais barato e fácil de fazer do que parece.

Email

Aqui sempre é importante falar que não, o email marketing não morreu. Pelo contrário, embora seja desacreditado por muita gente, o email é um dos canais com maior ROI (retorno sobre o investimento) em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Além disso, ele oferece vantagens muito boas, como a previsibilidade de alcance e o custo baixo, já que você precisa apenas de uma ferramenta e um analista para realizar os disparos e sabe exatamente quantas pessoas receberam, abriram e clicaram na sua mensagem.

Conclusão

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A utilização do Marketing de Conteúdo cresce a cada ano e cada vez mais pessoas e empresas utilizam o mesmo a seu favor.

Lembrando que tudo que foi abordado aqui é apenas a ponta do iceberg e que com apenas o que foi mencionado já é possível você alavancar o seu marketing com baixo investimento. Porém, é claro, é necessário pensar com estratégia e no longo prazo que fazendo isso os resultados para o seu negócio vão ser bem relevantes.

Aumente seus resultados!

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Bruno Quintas

Bruno Quintas

Estrategista digital, copywriter, designer, especialista em Facebook Ads e desenvolvedor.