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O que é e como fazer e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas e consiste em estratégias que utilizam o e-mail como ferramenta de marketing direto com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes e possíveis clientes.

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E-mail Marketing é uma estratégia muito utilizada por grandes empresas e consiste em estratégias que utilizam o e-mail como ferramenta de marketing direto com o objetivo de criar e manter o relacionamento com clientes e possíveis clientes (chamados de leads). Assim é possível enviar e-mails para leads em cada estágio do funil de vendas.

Por que usar e-mails?

Primeiro de tudo, os e-mails são pessoais de cada usuário e se uma pessoa te passa o e-mail dela significa que ela quer receber conteúdo relevante que você oferece. Sabendo disso, é fácil visualizar o poder dessa ferramenta para nutrir contatos com leads e clientes.

Como conquistar uma lista de e-mails?

Atualmente existem diversas formas de conquistar e-mails de leads que chegam até você. As principais formas que vemos hoje em dia é através das seguintes: landing pages com materiais ricos, ebooks e qualquer outro conteúdo, e formulários ao longo de blogs.

Em todos esses modelos você vai instigar a lead a fornecer o e-mail para ter a recompensa que no caso seria o conteúdo específico que você vai oferecer.

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Conteúdo para campanhas de e-mail

Para as suas campanhas de e-mail marketing você pode apostar na criação de conteúdos exclusivos para as suas listas de e-mail, como por exemplo: tendências de x coisa para 2022.

Além disso, caso você produza conteúdo em seu Blog, você simplesmente pode pegar aquele conteúdo e encaminhar no e-mail da lead. Inclusive esta é uma das práticas adotadas pelo Neil Patel, um dos maiores especialistas neste assunto.

Por fim, o conteúdo promocional também pode fazer parte das suas estratégias e-mail marketing, mas lembrando de sempre diversificar entre os 3 e não utilizar apenas um, caso contrário vai ficar cansativo para o lead e a probabilidade dele sair da sua lista é enorme.

E o mais importante é que o conteúdo enviado seja sempre pertinente para a lead. Por exemplo, se ele se inscreveu na sua lista para receber conteúdos a respeito de vinhos, você não deveria enviar conteúdo sobre cervejas pra ele, né?

Ferramentas para a sua campanha de e-mail marketing

Atualmente no mercado existem diversas ferramentas específicas de e-mail marketing que facilitam o planejamento das estratégias e garantem que os e-mails cheguem até as pessoas.

A mais famosa que temos atualmente é o MailChimp. Essa ferramenta conta com a opção gratuita (uma grande aliada para quem está começando), como conta também com os planos pagos.

Outras ferramentas bem interessantes de mencionar aqui são o ActiveCampaign e a LeadLovers, dentre tantas outras.

O mais interessante nessas ferramentas são as inúmeras possibilidades que elas oferecem, como por exemplo: integrações com outras ferramentas, utilização de templates específicos para os seus e-mails, análise das métricas dos e-mails enviados etc.

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Como fazer uma boa estratégia de e-mail marketing?

Só pelo fato de você estar lendo este artigo significa que você já está começando da maneira correta, mas ainda assim, existem diversas estratégias para você começar a alçar voos com o e-mail marketing.

Para isso separamos 8 passos que você deve seguir:

1 – Não compre listas de e-mails e sim construa a sua própria lista, com isso você vai ter um público que realmente se interessa pelo seu conteúdo e fica ainda mais fácil de você usar toda a estratégia de e-mail marketing a seu favor. Para isso você pode utilizar estratégias de Inbound Marketing para atrair contatos na sua Landing Page, Ebooks ou Formulários, além é claro de poder utilizar pop-ups específicos no seu site para que os leitores deixem os e-mails lá.

2 – Escolha uma boa ferramenta de e-mail marketing como por exemplo a MailChimp, com isso você vai ter facilidade no processo de envio de e-mails, análise de métricas e gestão.

3 – Em vez de utilizar contato@suaempresa.com busque utilizar seunome@suaempresa.com, isso porque ao fazer isso você aplica ainda mais pessoalidade na sua estratégia, tendo chances maiores de gerar mais empatia nos seus usuários.

4 – Defina uma estratégia de comunicação voltada para o seu público e pense em qual mensagem a sua empresa quer passar.

5 – Utilize templates personalizados em seus e-mails, ao fazer isso, você consegue chamar a atenção da lead mais facilmente, diferente dos e-mails tradicionais que tem apenas um fundo branco e o texto. Esses templates podem ter relação direta inclusive com a sua comunicação e com o seu público.

6 – Planeje e inicie o relacionamento com os contatos captados, afinal de nada adianta você ter uma lista de e-mail se você não a utiliza, então sabendo disso se planeje, não precisa enviar muitos e-mails, mas é importante que seus contatos esperem pelos seus e-mails.

7 – Segmente cada e-mail para a lista correta que você atingir, vai ser muito importante você analisar o seu público e dividi-lo em listas específicas para saber que tipo de comunicação utilizar para cada segmento.

8 – Analise sempre as suas métricas e busque fazer novos testes, afinal ao analisar os seus resultados e sempre testar novas coisas com os dados coletados fica ainda mais fácil de você conseguir atingir a estratégia ideal para o seu negócio.

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Conclusão

Agora que você terminou este artigo vai ficar ainda mais fácil de você aplicar este conteúdo para as suas estratégias de e-mail marketing.

Lembrando que o e-mail marketing vai ser uma estratégia crucial e sua aliada no mundo Digital, mas é importante que você busque utilizar as estratégias corretas aliadas com a ferramenta ideal para o seu negócio.

Aumente seus resultados!

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Bruno Quintas

Bruno Quintas

Estrategista digital, copywriter, designer, especialista em Facebook Ads e desenvolvedor.