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SEO: o que é e por que você deveria fazê-lo?

SEO se trata de um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs, e páginas na web. Confira o guia definitivo de SEO neste artigo!

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SEO significa Search Engine Optimization e se trata de um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs, e páginas na web. Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google e os demais buscadores procuram indexá-la de modo que ela seja encontrada nas pesquisas.

Mas como fazer que uma página fique à frente das outras? Para isso é necessário que você demonstre para a inteligência do Google que você tem a melhor resposta para a pesquisa e que merece estar nas primeiras posições da Search Engine Results Page. Então, uma boa estratégia de SEO permite que você chegue lá!!

SEO também é parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba todo tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, inclusive a criação de anúncios pagos e links patrocinados.

O que são os motores de busca?

Os motores de buscas são sistemas formados por algoritmos que têm a função de rastrear, indexar e ranquear os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas de usuários.

Os principais motores de buscas que temos atualmente são o Google, Bing, Yahoo!, dentre outros. Porém, o Google domina mais de 92% das buscas atuais.

Como os motores de busca funcionam?

Os motores de busca funcionam, basicamente, em três etapas:

1. Crawling

Primeiramente, os buscadores rastreiam os conteúdos da web. Quem faz isso são os robôs chamados de spiders (no Google). Eles seguem os caminhos que os links apontam, em busca de novas páginas e atualizações.

2. Indexação

Na sequência, as páginas rastreadas são indexadas. Ou seja, elas vão para o índice do buscador, que funciona como uma grande biblioteca de conteúdo da web. Lá, as páginas ficam organizadas de acordo com as informações coletas no rastreamento, como o tempo de carregamento das páginas e as principais palavras-chave.

3. Ranqueamento

Os processos de rastreamento e indexação acontecem a todo momento. Os robôs estão sempre em funcionamento para encontrar e organizar os conteúdos da web. Mas a ordem em que eles são exibidos nas buscam dos usuários é definida no momento do ranqueamento.

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Fatores de ranqueamento do Google

O Google define a priorização e a relevância dos resultados baseado em diversos fatores de ranqueamento. Todos os anos diversas pesquisas são feitas para desvendar cada um dos fatores, porém na lista da Backlinko os 10 principais fatores são:

Page Authority/Pagerank: a autoridade da página é considerada um fator de ranqueamento extremamente relevante.

Autoridade do domínio: páginas que fazem parte de um domínio com mais autoridade na internet tem mais chances de um melhor posicionamento.

Relevância de links: receber links de sites de assuntos do seu universo é muito melhor que de outros sites.

Conteúdo original e de qualidade: os buscadores querem apresentar resultados de sites que têm conteúdos robustos e originais, por isso priorizam eles.

Tamanho do conteúdo: conteúdos maiores são considerados menos superficiais sobre o assunto e geralmente possuem preferência.

Palavra-chave no título: possui uma grande influência na avaliação on-page.

Palavra-chave no conteúdo: ter a palavra-chave presente nas primeiras 100 palavras e também em subtítulos apresentam fortes sinais de relevância ao Google.

Tempo de permanência na página: o Google presta muita atenção em como as pessoas se comportam quando acessam os sites que apresenta.

Velocidade de carregamento da página: quanto mais leve for a sua página, mais bem ranqueada ela será.

Design responsivo: o Google já prioriza há algum tempo em dispositivos móveis sites que são adaptados para eles.

Como começar uma estratégia de SEO?

Para obter uma boa quantidade de tráfego orgânico é essencial que os seus conteúdos sejam relevantes para as pessoas, igual é mencionado no artigo sobre marketing de conteúdo. A primeira coisa a se ponderar para a sua estratégia de SEO é o planejamento. Afinal, qualquer estratégia de Marketing tem que começar por aqui.

Vale ainda mencionar que você não pode esperar um retorno imediato, diferente do que acontece com tráfego pago. SEO costuma dar um retorno mais sustentável ao longo do tempo. Após mencionar isso, vamos a todos os passos para você começar uma estratégia de SEO.

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Defina os seus objetivos

O primeiro passo da estratégia é definir quais são os seus objetivos ao otimizar seu site, blog ou loja virtual. Procure sempre alinhar esses objetivos de SEO aos macros objetivos da sua empresa. Se ela quer aumentar o Branding, o SEO pode ajudar nisso ao colocar o site da empresa em evidência nas primeiras posições do Google.

Ao definir os objetivos você também pode identificar metas e KPIs e em quanto tempo planeja atingir estes objetivos.

Defina quem é a sua persona

Outro ponto bem importante é pensar para quem a sua estratégia se destina? Com quem você precisa se comunicar? Quem você quer atrair para o seu negócio?

A persona é a descrição de um personagem semifictício que representa um cliente ideal da sua marca, com dúvidas, dores e necessidades reais, que você pode ajudar a resolver. Para isso você pode fazer pesquisas, questionários ou entrevistas com clientes reais e com a base de dados você começa a construir a sua persona.

Quer saber mais sobre como criar sua persona e ajudar seu negócio a faturar mais? Veja já o nosso artigo sobre esse tema:

Persona: o que é e passo a passo para criar a sua

Essa construção da persona deve considerar as etapas do funil de vendas, que geram diferentes demandas para as pessoas. Elas ficam evidentes nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas: elas tendem a ser mais abrangentes no início e se tornam mais específicas até o final.

Ferramentas essenciais para o seu SEO

De início você precisa contar ao menos com as ferramentas básicas de SEO. Elas vão te ajudar a embasar e planejar as primeiras otimizações de SEO e acompanhar os impactos de cada otimização:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados amplamente usada que oferece uma infinidade de recursos para avaliar o desempenho de estratégias digitais. No SEO, ela pode ajudar de diferentes formas:

– Conhecer melhor seu público para construir a persona;

– Identificar quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho;

– Monitorar os números de tráfego orgânico;

– Identificar os canais que mais geram tráfego (e-mail, social, orgânico etc.);

– Entender o engajamento (taxa de rejeição, páginas por visita, duração da sessão);

– Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta que facilita a comunicação entre o site e o Google e oferece relatórios valiosos para SEO. Estes são alguns recursos que ele oferece:

– Saber se existem problemas de indexação no site;

– Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;

– Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;

– Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;

– Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;

– Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu;

– Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.

SEO-Search-Engine-Optimization-Google-Analytics

O que são palavras-chave?

As palavras-chave são a forma como o usuário escreve a sua dúvida em um motor de busca e que ativam a exibição das páginas indexadas no buscador.

Quando um usuário faz uma busca por determinados termos, o Google busca no seu índice as páginas que melhor correspondem a eles e as exibe nos resultados da pesquisa.

Já a ordem em que elas aparecem é resultado de uma série de fatores de ranqueamento, como vimos antes. Portanto, palavras-chave são essenciais na estratégia de SEO, pois revelam quais termos nossa persona tem procurado.

Tipos de palavras-chave

Os tipos de palavras-chave são chamados de head tail e long tail. Elas fazem referência a uma cauda e correspondem a diferentes etapas da jornada do cliente. Para uma estratégia de SEO é importante trabalhar com esses dois tipos de termos para alcançar potenciais clientes em todas as etapas da jornada. Para mais informações, baixe agora o nosso Manual do SEO.

Intenção do usuário

SEO não é sobre o que as pessoas estão procurando, mas sobre o que elas querem encontrar. Por isso, as otimizações on page devem focar na intenção de busca do usuário, que varia a cada pesquisa, para que as suas páginas e conteúdos correspondam ao que ele deseja encontrar.

É nisso que o Google foca para entregar o que o usuário deseja. O processamento da linguagem natural e a análise da localização do usuário, por exemplo, são elementos que ajudam a decifrar essa intenção. E a melhor forma de entender a intenção do usuário é recorrendo ao próprio Google.

Imagens para SEO

Essa estratégia serve para fornecer dados em forma de texto sobre as imagens. Estamos falando do texto alternativo (tag alt), nome do arquivo, legenda da imagem, URL da imagem e o contexto (palavras no seu entorno).

O mais importante aqui é o texto alternativo, que é fundamental para a experiência de deficientes visuais, uma vez que o leitor de tela lê o texto alternativo para o usuário. Por isso, o texto alternativo sempre deve ser uma descrição da imagem e, sempre que possível, contendo a palavra-chave.

O que é SEO local?

Nos últimos anos o Google vem priorizando bastante a busca com intenção local, priorizando resultados na região em que o usuário está localizado ou que ele digita nos termos de busca. Sendo que nos resultados de pesquisa normalmente é apresentado o Google Meu Negócio. Falamos mais sobre esse tema em nosso Manual do SEO. Baixe gratuitamente, clicando aqui!

Conclusão

Como você pode ver em todo este artigo o SEO é de extrema importante para quem busca estar no digital e utilizando das estratégias corretas é totalmente possível que você alcance isso. Agora que você leu o nosso guia completo vai ser muito mais fácil de alcançar os seus resultados com o SEO, lembrando, pense sempre a longo prazo.

Quer se aprofundar ainda mais em SEO? Baixe gratuitamente nosso Manual do SEO! Basta preencher o formulário aqui embaixo que será entregue no seu e-mail de preferência.

Aumente seus resultados!

Sabemos que com o conteúdo desse artigo, você passou a enxergar este tema de uma forma diferente. Mas que tal potencializar ainda mais seus resultados de sua empresa? Conosco isso será possível! Clique no botão abaixo e veja como!

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Igor Herrera

Advogado, estrategista digital, copywriter, especialista em tráfego pago e lançamentos digitais.