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O que é Marketing Indireto e como usar a seu favor

O marketing indireto serve para um objetivo principal, que é consolidar a autoridade, mas não apenas isso! Veja como, realmente, usar essa estratégia a seu favor!

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Marketing indireto é toda ação voltada à promoção ou vendas em que um produto, serviço ou marca é exposto em canais que não são destinados a objetivos comerciais.

O que é o Marketing Indireto?

São as formas de divulgar uma marca, empresa, produto ou serviço sutilmente e fora de um contexto publicitário. No marketing indireto, o objeto de promoção do anunciante nunca é o destaque principal. Ele é posicionado de uma maneira secundária, subliminar e com uma exposição mais branda.

Trata-se de um marketing que procura deixar o consumidor menos pressionado, ou seja, busca ter uma aceitação maior. Por isso, suas ações se caracterizam por serem mais leves e menos agressivas

A propósito, você não verá qualquer verbo imperativo nelas. Nada de compre, aproveite ou inscreva-se, pois isso já tornaria a comunicação bem direta, não é verdade? O objetivo do marketing indireto é implantar a imagem da marca na memória do público.

O resultado é visto lá na frente, quando o cliente estiver escolhendo um produto na loja ou no mercado. Ele ativa o seu subconsciente para relembrar daquela passagem onde a marca se fez presente. Daí podemos retirar um aspecto importante do marketing indireto: ele costuma gerar lembrança e retorno em longo prazo.

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O Marketing Indireto substitui o Direto?

De modo algum! Ela se apresenta como uma alternativa para não tornar uma marca saturada por anúncios diretos, convencionais e mais agressivos.

As pessoas já são bombardeadas o dia inteiro de propagandas invasivas e de chamadas para ação. São muitos flyers, posts patrocinados, pop-ups, spams, comerciais, enfim, tanta coisa que o consumidor acaba criando uma resistência maior para esses tipos de anúncio – o maior uso dos Adblocks retrata bem isso.

No marketing indireto, as ações acontecem de maneira tão subliminar que o público dificilmente rejeita aquela propaganda. Afinal de contas, quem é que deixa de assistir um filme só porque o ator apareceu em cena tomando um café no Starbucks?

Voltando ao marketing direto, não podemos deixá-lo de lado porque ele continua sendo necessário para trazer resultados mais rápidos, promover o lançamento de um produto ou divulgar uma promoção.

Para que serve o marketing indireto?

O marketing indireto serve para um objetivo principal, que é consolidar a autoridade. Uma marca desconhecida pode explorá-lo? Sem dúvida, afinal, há formatos mais democráticos e acessíveis, como o WOM e o próprio marketing de conteúdo. Mas, se considerarmos o marketing indireto, aí o funil fica mais estreito.

Isso porque, nesse caso, a ideia é aproveitar a notoriedade que certas figuras públicas têm para aumentar a influência de uma marca. Para resumir, o marketing indireto é indicado para todo tipo de negócio, mas, por excelência, ele funciona ainda melhor para empresas já conhecidas.

Para facilitar, vou destacar a seguir três passos fundamentais para aplicar uma estratégia de marketing indireto com sucesso na sua empresa. Claro que existem muitas outras, mas estas aqui eu considero essenciais. Acompanhe!

1. Conheça o público-alvo

Assim como no marketing direto e no digital, não se pode esperar retorno de uma ação sem antes conhecer bem onde está o público da sua marca. Por exemplo: uma fornecedora de artigos esportivos pode contratar um atleta famoso para vestir sua marca nos momentos de folga e quando aparecer publicamente.

2. Saiba onde o cliente está

Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para saber onde a sua audiência está e, assim, exibir sua marca para pessoas que efetivamente vão se interessar por ela. É o que fazem as marcas que exibem produtos de limpeza em novelas, um tipo de produção muito assistida por donas (e donos) de casa.

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3. Escolha a mídia adequada

Assim como as novelas são indicadas para quem quer dialogar com as donas de casa, filmes de ação são mais adequados para se chegar ao público masculino. Ele se aplica às produções infantis, em que pode ser feito marketing indireto de brinquedos – e por aí vai.

Conclusão

Um dos aspectos mais incríveis do marketing indireto é a sua capacidade de “grudar” na memória das pessoas por bastante tempo. Para isso, quanto mais espontâneo, melhor.

Como em toda ação de marketing, o bom senso e uma boa estratégia comercial são fundamentais para que a exibição de uma marca não seja motivo para constrangimento.

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Igor Herrera

Advogado, estrategista digital, copywriter, especialista em tráfego pago e lançamentos digitais.